domingo, 4 de janeiro de 2009

MORRO DE SÃO PAULO - BAHIA

Morro de São Paulo é um dos mais badalados destinos tropicais do mundo, e deve ser visitado enquanto ainda existe e está inteiro. Fiquei com a sensação que a forma de gerenciar o turismo por lá não está muito bem planejada. Acredito que dentro de poucos anos vamos perder mais uma maravilha da costa brasileira.
.
Fica na ilha de Tinharé, a apenas 60 Km ao Sul de Salvador, mas para chegar lá só encarando uma viagem de catamarã ou bimotor.
.
.
Junto com as ilhas vizinhas, Boipeba e Cairú, forma uma área de preservação natural, praias paradisíacas com areias limpas, águas quentes, piscinas naturais, recifes de coral, morros com vistas fantásticas, manguezais com canais navegáveis e mata atlântica repleta de pássaros, micos, e uma flora absolutamente exuberante e diversa.
.
.
O povoado é pequeno, mas tem territórios bem demarcados. Do centrinho (apinhado de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa) à Segunda Praia é território do burburinho e agitação. Nas Terceira e Quarta praias, a tranqüilidade reina absoluta. Nestas duas, aliás, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho livre.
E o interior da ilha é desabitado e mantém-se ainda como quando os portugueses chegaram, com uma grande área de mata atlântica, restingas e manguezais.
.
A VILA
No vilarejo pitoresco e cosmopolita, ouve-se uma infinidade de línguas distintas, do inglês ao baianês, do carioquês ao alemão, mas não se encontram as facilidades de uma cidade grande e o tráfego de automóveis é proibido. O único veículo motorizado que anda nas ruelas - e só de manhã cedinho - é um trator que recolhe o lixo.
.
.
.
É impossível se perder. Só tem duas ruas (a rua Caminho da Praia e a rua da Fonte Grande). É só seguir o fluxo e ir desviando dos carrinhos de mão que servem para tudo: carregar malas, compras do mercado, crianças, ou, numa eventualidade, até quem machucou o pé e não pode caminhar.
Os monumentos históricos são perfeitos para apreciar o visual e o pôr-do-sol.
Parlató: Esse pórtico, com mais de 300 anos, faz parte do Forte de Morro de São Paulo, construído para conter as invasões holandesas. Para quem vem pelo mar, é o primeiro monumento visto em Morro de São Paulo. E nada mais é que uma mensagem de boas vindas para o visitante, do século XVII até hoje.
Casarão: A casa mais antiga de Morro de São Paulo, construída em 1608, já hospedou D. Pedro II e a Marquesa de Santos.
Forte e Farol: São dois monumentos importantes de Morro de São Paulo que guardam histórias e são passeios imperdíveis para o final da tarde. Do farol, avistam-se todas as praias da vila. Há dois mirantes perto dele, um para o norte, onde se vê o atracadouro, a Ponta do Curral, e um pouquinho da Gamboa, e outro voltado para o sul, onde está o principal cartão postal de Morro, as três primeiras praias. É também deste local que começa a maior tirolesa do Brasil. Já o Forte é o ponto de encontro na hora do poente. A construção iniciada em 1630 é uma das maiores fortificações do Brasil.
.
NOITE
A agitada noite da vila acontece na areia mesmo.
Luau na Segunda Praia. O democrático programa acontece todas as noites, transformando as areias da Segunda Praia em pista de dança improvisada. A festa só termina de manhã.
.
.
.
Teatro do Morro: Nas noites de quarta-feira o agito muda de endereço e acontece no alto de um morro, no meio de um bosque. No palco há performances de nativos, artistas e turistas. Chegar ao Teatro do Morro exige disposição. A subida é íngreme e ainda tem uma longa escadaria, e o esforço não vale a pena.
A feira de artesanato da praça principal é uma atração que vale a visita. As lojas oferecem de tudo, souvenires, roupas e acessórios para praia, e também objetos artesanais e decorativos.
Restaurantes: recomendo os restaurantes Mediterrâneo, Central e Casarão, na Vila. Na segunda praia, Ponta do Morro. Na terceira praia o quisque do Jacó. E na quarta praia o fantástico Pimenta Rosa.
.
PRAIAS
Primeira Praia: Pertinho da vila, é mais freqüentada pelos moradores. Nesta praia foram construídas as primeiras casas da região. Hoje em dia quase todas se transformaram em pousadas, lojas ou restaurantes. As antigas barracas de praia, quase todas pertencentes às famílias de nativos, hoje, dão lugar a uma ou outra barraca com toque internacional, não só na comida, mas também na música e no ambiente. Aqui é a praia de chegada para quem desce da maior tirolesa do Brasil (74 metros de altura e 300 metros de extensão).
.
.
Segunda Praia: Tem 400 metros de extensão e é, sem dúvida a praia mais agitada de Morro de São Paulo, onde todos freqüentam para ver e serem vistos. Gente jogando capoeira, frescobol, vôlei e futebol de dia, e a festa rolando solta a noite toda. A praia é cercada por arrecifes de coral, ou seja, nunca tem ondas. No final dela está a Ilha da Saudade (que é ilha só na maré bem alta) um dos cartões portais de MSP.
.
.
Terceira Praia: Dobrando a “esquina”, na Ilha da Saudade, chega-se à Terceira Praia. Com cerca de 800 metros de extensão, fica a 10 a 15 minutos da vila de Morro de São Paulo. Dela saem embarcações que levam a pequenos pedaços do paraíso nas ilhas vizinhas. Existe uma grande variedade de hotéis e pousadas nesta praia, que é famosa pela Ilhota do Caitá, rodeada por uma grande barreira de corais. Por este motivo, é um dos pontos preferidos para o mergulho, onde se podem ver peixes e corais de todas as formas e cores.
.
.
Quarta Praia: Lugar perfeito para descansar, ler ou tirar uma soneca debaixo de uma sombra. É a praia mais extensa de Morro, com cerca de 4 Km de extensão. Fica a 20 minutos a pé do centro da vila e torna-se mais deserta à medida que se distancia das outras praias. É menos freqüentada, tem águas transparentes e uma grande barreira de corais que forma inúmeras piscinas naturais pela manhã.
.
.
.
Praia da Alegria: Pequena praia, limitada por manguezais, fica entre a Quarta Praia e a Praia do Encanto.
.
.
Praia do Encanto: Verdadeiro paraíso ecológico, a Quinta praia ou Praia do Encanto, tem 2 Km de praia praticamente deserta, com piscinas naturais mais profundas. Termina num imenso manguezal, a Ponta Panã.
.
.
Garapuá: No trajeto até a ilha vizinha de Boipeba, existe o vilarejo de Garapuá, com uma enseada maravilhosa, de águas calmas e cristalinas. É a única praia sem corais, somente fundo de areia. Da vila de Morro até Garapuá são 12 a 14 quilômetros. Depois de Garapuá tem mais uns 10 quilômetros de praia deserta, o Pontal, ou Pratigi. Acaba no Rio de Inferno, que divide a ilha de Tinharé da ilha de Boipeba.
.
.
Ponta da Pedra: É a praia que dá acesso ao povoado da Gamboa. Está situada do lado noroeste da ilha, voltada para o continente. São quase 30 minutos de caminhada do cais de MSP até o cais da Gamboa. Praias cercadas por pedras, de águas cristalinas e calmas, onde ainda não existe nenhuma barraca de praia. Tem uma erosão de argila que, dizem, faz bem à pele.
.
.
Praia da Gamboa: Uma trilha de 45 minutos leva à rústica praia da Gamboa. Apesar de oferecer infra-estrutura com boas pousadas e restaurantes, ainda preserva o ar tranqüilo de um povoado de pescadores. As águas são calmas e cristalinas. Sem música alta ou muita gente ao redor.
.
.
.

2 Comentários:

Às 9 de janeiro de 2009 às 04:33 , Blogger Unknown disse...

Parabéns pelas fotos! Ficaram super legais!
Morro de Sao Paulo

 
Às 20 de agosto de 2009 às 19:06 , Blogger Unknown disse...

Realmente Morro de Sao Paulo merece toda a atenão para se manter como esta.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial